Informativo do piloto                                  28 de outubro de 2009  

F-MAZDA: APÓS FINAL DE TEMPORADA, CAIO LARA EXALTA APRENDIZADO E COMPETITIVIDADE DA CATEGORIA

Piloto de 18 anos analisa melhor caminho a seguir em 2010, dentro do automobilismo nos Estados Unidos

Após o fim da temporada 2009 da Fórmula Mazda, Caio Lara segue com as negociações para o ano que vem. O brasileiro pretende continuar no automobilismo norte-americano e, segundo o piloto, as chances de fazer mais uma temporada na categoria são de 70%. Ainda há chances de ele se transferir para a Fórmula Atlantic ou ainda para a Indy Lights.

“Existem muitos fatores envolvidos para 2010, mas tudo está relacionado à questão financeira. Tenho de encontrar um meio de ajuda financeira para continuar meu crescimento no automobilismo”, disse Lara.

O piloto disputou no último dia 10 de outubro no tradicional circuito americano de Laguna Seca, a 13ª e última etapa da Fórmula Mazda. Após largar em quinto, o piloto pulou para terceiro logo nas primeiras voltas da prova, mas em uma disputa por posições acabou sendo tocado por outro piloto, saindo da pista e retornando na sétima colocação. Lara foi se recuperando novamente e quando já estava na quarta posição foi tocado novamente, mas desta vez com a parte traseira de seu carro totalmente danificada, teve de abandonar a prova quando faltavam apenas duas voltas para o termino da corrida. “Não entendo como um piloto experiente pode agir desta maneira, simplesmente o cara disse que não deu para frear” desabafou o piloto.

O vencedor da prova e do título do campeonato foi o inglês Adam Christodoulou.

A regularidade foi, novamente, característica marcante de Caio durante o ano. Em 13 corridas, ele largou doze vezes nas seis filas da frente. E em onze oportunidades, terminou entre os dez melhores, sendo quatro delas no top-5. Na segunda metade da temporada, Caio e a equipe não foram bem sucedidos com algumas novidades no carro nº 19, o que acabou prejudicando a classificação geral do paulista, que chegou a ser terceiro no campeonato. Mesmo assim, os pontos conquistados por Lara foram importantes, junto aos outros pilotos da JDC Motorsport, para a conquista do título de melhor equipe.

“Tive um ótimo começo de temporada, mas, infelizmente, tive problemas do meio para o fim. Algumas peças aerodinâmicas foram mudadas obrigatoriamente, e não encontramos um acerto ideal”
, explicou o paulista. “Mas foi uma ótima temporada, um ano mais competitivo, em uma equipe mais experiente. Tive muitas experiências, aprendi muito sobre o carro, e tenho certeza que isso me ajudará em minha carreira”, concluiu.

A constância, aliás, é comum ao jovem piloto de 18 anos. Em 2007, quando disputou a Fórmula Ford, Caio foi ao pódio nas 10 etapas da categoria, incluindo uma 2ª colocação logo na estréia e uma vitória. Ele esteve na briga pelo título até a última corrida, quando teve problemas com seu equipamento e terminou em terceiro. Com isso, estabeleceu novo recorde de melhor estreante e de pódios consecutivos em uma única temporada.

Caio Lara terminou o campeonato na 8ª posição somando 360 pontos. Essa foi a segunda temporada do paulista na Fórmula Mazda, e apenas o terceiro ano em competições de monoposto, após três anos no kart. Lara também recebeu da organização do campeonato, o troféu de melhor piloto experiente da temporada 2009, premio de reconhecimento concedido pela MAZDA à apenas um piloto por temporada.

Caio também está no Twitter www.twitter.com/caiolara, microblog que está em alta na internet. O piloto utiliza a ferramenta para falar sobre as corridas e a categoria em que compete, além de comentar seu dia a dia nos Estados Unidos.


Assessoria
Anderson Marsili
Marsili Press Team - [email protected]

   
 
Imagens - Retrospectiva - USA
 
www.caiolara.com.br       www.caiolara.com